domingo, 28 de junho de 2009

Economia (Pesquisa do Banco Central)


34% da renda anual familiar é comprometida com dívidas





Brasília(DF) - O nível de endividamento das famílias brasileiras ao final de abril chegou a 34,8% da renda anual obtida nos últimos 12 meses. Segundo o relatório de inflação do segundo trimestre de 2009, divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central(BC), o resultado representa um aumento de 2,4 pontos percentuais em relação ao apurado no mesmo período do ano passado.



Há dois anos, segundo a autoridade monetária, o nível de endividamento em relação à renda anual era de 26,7%. O movimento de alta de lá para cá, no entanto, foi amenizado a partir do terceiro trimestre de 2008, em "comportamento consistente com o arrefecimento das contratações", devido à crise financeira internacional, apontou o documento.



O relatório do BC apontou que a inadimplência(percentual de títulos com atraso superior a 90 dias) das pessoas físicas atingiu 8,4% em abril - alta de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, dados mais recentes da autoridade monetária mostram que o indicador atingiu 8,6% em maio - o maior nível desde o início da série histórica, em 2000.



Carlos Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário